Translate

Cidade Inteligente e Sustentável BR

O Projeto Cidades Inteligentes e Sustentáveis BR - Smart Cities é uma ação focada no uso da tecnologia e tecnologia da informação em prol do desenvolvimento sustentável, unindo diversos atores na realização de projetos e políticas públicas. Oferece ao cidadão uma ferramenta de participação ativa na gestão dos recursos disponíveis, bem como a interação dos poderes decisórios, organizações públicas, privadas, profissionais liberais e estudantes. Trabalha como facilitador de processos no desenvolvimento econômico sustentável.

Propõe a redução das desigualdades sociais e regionais; incentivando, apoiando e implantando inovação tecnológica; expansão e modernização da base produtiva de ciência, tecnologia e tecnologia da informação; trabalhando para o crescimento do nível de emprego e renda, bem como na redução da taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas; atuando no aumento da escolaridade e da capacitação, da produtividade e competitividade e das exportações.

Irá articular recursos e conhecimento em benefício do trabalho cooperado entre parceiros estratégicos visando a obtenção dos melhores resultados. Trabalhará em redes físicas e virtuais, disponibilizando a todos os atores envolvidos nos processos informação, distribuição de riqueza e conhecimento proporcionalmente à interação nos processos.

O Projeto Cidades Inteligentes e Sustentáveis BR é uma proposta do Instituto Árvore da Vida e encontra-se aberto a novos parceiros, entre em contato através do formulário de contato na aba do blog.

*

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Japoneses criam vidro tão forte quanto o aço

A resistência do vidro é uma importante necessidade nos projetos arquitetônicos e no desenvolvimento de equipamentos e aparelhos eletrônicos.

Uma descoberta da equipe do Instituto de Ciência Industrial da Universidade de Tóquio vai revolucionar essas áreas. Os cientistas misturaram a alumina (AI2O3) com o dióxido de silício para o desenvolvimento de uma técnica à base de derretimento via lasers. Eles conseguiram produzir um vidro que, apesar de fino e leve, é tão forte e flexível quanto o aço ou o ferro.
vidro-quebrado
Crédito: Jef Poskanzer
A tecnologia pode ter um uso prático variado, desde a criação de produtos eletrônicos mais resistentes, como o vidro touch dos smartphones, monitores e automóveis, até o uso em edificações no geral.
vidro-smartphone
Crédito: Tecmundo
vidro-FCDL
Crédito: Rô Reitz

Infelizmente, a técnica ainda está em fase de testes e sua comercialização está prevista para daqui a cinco anos apenas.
Aguardamos ansiosos!
Fonte: HuffpostGizmodo e Tecmundo